16:07 ,Quarta-feira, 27 Agosto, 2014

Relatório Guiné-Bissau e Angola são dos países com mais fome e subnutrição

O que é a fome? A fome é a escassez de alimentos que, em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave número de pessoas. Num índice sobre fome e nutrição, um total de 45 países foram analisados no contexto de 22 indicadores que procuram medir a atuação dos governos nas áreas Ler mais >>>

Alerta:Em Luanda,crianças não entram no sistema formal de ensino por falta de registo civil.

As crianças não registadas à nascença têm problemas em aceder à educação, cuidados de saúde e apoio social, e são mais facilmente alvo de escravidão e de tráfico humano . “O registo de nascimento é mais do que apenas um direito. É o modo como uma sociedade começa por reconhecer a existência de uma criança”, Ler mais >>>

Exigência Seguro obrigatório em Angola gera filas e centenas de multas

Embora definido formalmente como obrigatório, Angola viveu nos últimos anos com o fechar de olhos das autoridades às viaturas que circulavam sem seguro de responsabilidade civil, a situação chegou ao ponto de, segundo as autoridades, apenas três por cento do parque automóvel, que ronda o meio milhão de viaturas, estar seguro. agora com a exigência Ler mais >>>

Professores que se manifestaram na Huíla detidos durante três dias

O sindicato de professores pede intervenção do Presidente da República para resolver a crise devido à incapacidade do Governo local. A persistente e alarmante violência institucional, a exemplo da tortura e do abuso de autoridade, corroem a integralidade do sistema de justiça e segurança pública. É urgente e necessário que as autoridades angolanas aprendam e Ler mais >>>

Quo Vadis Angola: Aumenta o número de crianças desaparecidas

De pés descalços, chinelas à cabeça, pano amarrado à cintura e batendo latas em ritmos sincronizados, lá vão andando pelas ruas e becos em grupos de três ou mais pessoas, faça sol ou chuva, na esperança de encontrarem novidades sobre a sua criança desaparecida. Cumpre-se assim um ritual. “A frequência com que as pessoas saem Ler mais >>>

Mas quem é Sindika Dokolo?

sindika dokolo

Sindika Dokolo para além do que ja se sabe dele em Angola, tem uma história familiar de contornos duvidosos em que fala de desvios de fundos ,alta corrupção, manobras ilegais e mafiosa atividade, e está em Angola como peixe dentro de água,sinais do tempo

Mas quem é Sindika Dokolo? Uma pesquisa na Internet transforma-se em poucas referências, mas num olhar mais informativo – sendo em 1999 a entrevista à rádio Common Ground sobre a situação económica do Congo, em que Dokolo é citado como representando os interesses de negócios congoleses (“vestido impecavelmente com um terno trespassado”), o colapso do sistema bancário do país sobre o então líderado por Laurent Kabila, (em que seu filho foi  recentemente foi reeleito em 2011) ensombrado pelo regime de 32 anos de Joseph Mobutu Sese Seko.

A Pesquisa revela ainda uma história alternativa, no entanto a julho de 2006 um artigo na língua francesa no jornal ” La Conscience” noticiou um artigo  intitulado “The Affair Dokolo” alega que, sob o regime de Mobutu, o pai de Sindika Dokolo, o Sanu, criou o Banco de Kinshasa, que desviaram dinheiro para os membros de sua própria família, incluindo seu filho Sindika , . ludibriaram o Estado e seus depositantes normais em mais de US $ 80 milhões de dólares quando implodiu em 1986, Dada a amplitude da devastação econômica deixada para trás pelo Banco de Kinshasa, a grande questão é que aparentemente ainda está muito vivo “o grande golpe” cita em artigo  Mupepe Lebo, um auditor independente sobre manobras ilegais dos Dokolos ‘para manter o dinheiro, em que acusa herdeiros de Sanu Dokolo, de” mafiosa atividade “.

Em 2002, no que poderia ser chamado de um casamento clássico do estado, Sindika Dokolo casou com Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, que governa Angola, vizinhos desde a sua eleição disputada em 1979 que provocou a sangrenta guerra civil angolana (a tão esperada nova  rodada de eleições vai ser em 2012 sera’ que algo ne novo vai acontecer???). Conhecido por seu estilo de vida luxuoso, Isabel é frequentemente descrita como uma astuta mulher de negócios com participações de controlo em dezenas de empresas de destaque apesar de artigos de notícias no jornal Expresso de Lisboa e da África Monitor sugerirem que seus negocios têm sido fortemente apoiados e subsidiados pelo Estado Angolano. Uma das pessoas mais ricas dse Angola, Isabel dos Santos é identificada como um membro proeminente do Futungo, uma rede de patrocínio de cerca de 200 indivíduos bem colocados e famílias próximas ao presidente dos Santos, supostamente responsável por desviar cerca de US $ 2 bilhões em receitas do Estado para ganho pessoal (Angola tornou-se o segundo membro da OPEP Africano ), em que os activistas do Reino Unido GlobalWitness  descreveram como “Um grande roubo do estado Angolano.”

O estilo de vida luxuoso da elite governante de Angola contrasta dramaticamente com as condições de vida da maioria dos 13 milhões de pessoas de Angola. “Um angolano típico tem parcas esperanças de conseguir um emprego, educação ou mesmo permanecer vivo por muito tempo”, escreveu Declan Walsh no Independent, . “A expectativa de vida média é de 45 anos, o desemprego é de 80 por cento e três em cada 10 crianças nem sequer ve o seu quinto aniversário.” O estado de coisas é muito mais do mesmo hoje, com uma pequena elite angolana segregados dos seus pobres conterrâneos, muitas vezes literalmente, por guardas armados e cercas.

Os Interesses da esposa de Sindika Dokolo de negócios relatados incluem participações em grandes monopólios do governo em diamantes. Um artigo de 2005 no jornal israelense Ha’aretz, por exemplo, mostra detalhes de suas maquinações para controlar o comércio através de alianças com vários negociantes de diamantes de Israel (seu casamento com Dokolo é mencionado de passagem como lubrificar as rodas de negócios entre o Congo e Angola). Um relatório de 2005 extensivo pelo jornalista Rafael Marques que foi preso pelo governo angolano em 1999 depois de consideraveis observações…Um jornal publicou o que ele fez, que eram críticas detalhadas sobre o presidente dos Santos e uma lista impressionante de violações dos direitos humanos cometidas sob a égide destas empresas em Angola, ricas em diamantes  na região das Lundas, incluindo assassinatos, torturas e estupros por parte das forças de segurança. Marques também informa que o governo dos Santos aprovou leis tornando ilegal  viajar para as Lundas, exceto em associação com o comércio de diamantes “, criando uma situação equivalente a trabalho forçado” para mais de um milhão de habitantes da província.

A 52 ª Bienal de Veneza ocorreu , 10 de junho-novembro 21, de 2007, fez um gesto histórico para a África, incluindo uma exposição substancial retiradas da Colecção Africana Sindika Dokolo  Arte Contemporânea Africana nos espaços impressionantes do Arsenale. Mas agora, as atividades de repugnantes políticos e empresariais e o envolvimento das pessoas por trás da coleção  levantaram questões que foram  revelar um embaraço para os Organizadores do festival de arte de Veneza.

“Selecionados para representar a África por um painel de especialistas internacionais nomeados pelo colecionador de arte Robert Storr Bienal [ver Artnet News, 13 de fevereiro de 2007], a coleção, com sede em Luanda, Angola, é explicitamente a que está sendo apresentado não só para a qualidade das suas 600 obras que incluem peças de artistas de 21 países Africanos, mas “para chamar a atenção para a iniciativa de Sindika Dokolo como um sinal de compromisso no contexto do mecenato artístico em África em geral.” Em outras palavras, é explicitamente apresentada como uma pedra no sapato para o colecionador congolês Sindika Dokolo.

Claro que, mesmo nos Estados Unidos, instituições de arte da alta pode ser sinônimo de barões e ladrões, a partir da família Rockefeller e do Museu de Arte Moderna de Cristal Alice Walton . O que parece diferente no caso da Colecção Sindika Dokolo não é só a dimensão do saque alegada por  de trás da arte, mas o fato de que numerosas ONG’s e organizações de direitos humanos chamaram a atenção para as graves ilegalidades destes negocios.

Neste contexto é certo adicionar à controvérsia o que envolveu o processo de seleção para o Pavilhão Africano em Veneza…???, que aparentemente desencadeou objeções dos  colecionadores de arte  Africanos Salah Hassan e Enwezor Okwui em defesa do plano de Storr do artista e colecionador Olu Oguibe (para detalhes, consulte a África do Sul -Art Initiativewebsite).

De qualquer forma, parece que a participação mais substancial da África  na Bienal de Veneza, destinada a apresentar “uma perspectiva informada e distintiva” sobre uma população muitas vezes esquecida ou mal compreendida pelo mundo da arte, em vez disso pode arrastar à luz questões amargas sobre a relação entre elites africanas em a grande maioria dos africanos pobres e sem grandes espectativas reais de vida.

CAI ARTICLES USED GUIDE -


27 Comentários para Mas quem é Sindika Dokolo?

  1. playgrounds…

    Some of these are snow tires that are too badly worn for snow use, but still have many tread to use on roads inside the hotter countries where these are recycled as second-hand tires. The petting zoo is a great place for youngsters to be able to intera…

    Gosto / Não gosto: Thumb up 0 Thumb down 0

  2. … [Trackback]…

    [...] There you will find 69275 more Infos: circuloangolanointelectual.com/?p=6949 [...]…

    Gosto / Não gosto: Thumb up 0 Thumb down 0

  3. … [Trackback]…

    [...] Read More: circuloangolanointelectual.com/?p=6949 [...]…

    Gosto / Não gosto: Thumb up 0 Thumb down 0

  4. … [Trackback]…

    [...] There you will find 64225 more Infos: circuloangolanointelectual.com/?p=6949 [...]…

    Gosto / Não gosto: Thumb up 0 Thumb down 0

  5. … [Trackback]…

    [...] There you will find 58186 more Infos: circuloangolanointelectual.com/?p=6949 [...]…

    Gosto / Não gosto: Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Exactly what I was looking for, thanks for putting up.

    Gosto / Não gosto: Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Heya just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.

    Gosto / Não gosto: Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

Powered by WordPress | Designed by: diet | Thanks to lasik, online colleges and seo